Pular para o conteúdo principal

Preservação da História Local

Lagoa de Dentro-PB
          Desde os passados mais remotos os ancestrais da humanidade deixaram registros de sua passagem pela terra escrevendo, assim, a sua história. E é através desses registros que estudiosos, cientistas, historiadores e pesquisadores conseguem decifrar códigos, por meio de análises de objetos, fósseis, pinturas rupestres e uma infinidade de registros que com o passar do tempo foram sendo descobertos e passaram a marcar as páginas do livro da História da Humanidade.
É comum, hoje, encontrarmos algumas sociedades que parecem ter parado no tempo e se preservado tão quanto à época de sua criação, conservando-se majestosamente histórica e inspiradora como cenário de uma bela trama dessas que exibidas na televisão e no cinema. Essas cidades são exemplos vivos da conservação de sua imponente existência. Já outras que não são tão históricas, buscam mostrar seus registros através de museus, centros de documentação e/ou locais que abrigam parte do passado de seu povo. 
Ouro Preto-MG
Areia-PB
Por outro lado, há também, aquelas cidades que com décadas de existência, e em pleno século XXI com todas as contribuições da era tecnológica no auxílio às diversas formas de registrar fatos e contextos de sua história só vivem o presente, mantendo-se imêmore aos episódios do seu passado.
Todavia, isso se mostra um desinteresse por parte da comunidade local e seus gestores para com a sua história. Uma cidade, um estado, o país necessita manter presente as fases de sua existência por meio de registros dos acontecimentos que participaram de sua formação desde sua origem.
João Pessoa-PB
Por sua vez as Secretarias Municipais de Educação, também podem desenvolver ações no sentido de preservar sua historicidade. Basta que se inclua no currículo escolar a História Local, isso faria com que professores e estudantes estivessem sempre em contato com sua história e a preservando para gerações futuras.
Contudo, para manter o passado vivo na memória do povo é preciso que toda sociedade, governamental e não-governamental, se una numa perspectiva de restaurar e revitalizar monumentos, localidades, objetos, patrimônios locais para tornar viva a História Local. Se todos derem as mãos, sua história será mais valorizada.
“Os amores na mente, As flores no chão
A certeza na frente, a história na mão,
Aprendendo e ensinando uma nova lição...”
Pra não dizer que não falei das flores.
                                               Geraldo Vandré.



           
 Aldaberon Vieira do Nascimento 
Pós-graduado em Psicopedagogia
Graduado em História pela UEPB
Professor de História na rede pública municipal nos municípios de Lagoa de Dentro e Jacaraú.

  



















Comentários

Daniele Brito disse…
Excelente postagem historiográfica. Próximo de comemorar 50 anos de existência, Lagoa de Dentro bem que poderia ganhar uma Casa de Cultura, para perpetuar na memória popular da história de nossa gente. Tem um imóvel em nossa cidade que se encaixaria perfeitamente para esta inovação, sonhar é preciso.Rsrsrsrsrsr.
Unknown disse…
Parabéns pelo texto e pela luta na preservação da memória histórica. Nós, filhos dessa terra temos que ser os primeiros a valoriza-la!

Postagens mais visitadas deste blog

Fabiano Pedro, Gente Nossa!

            O dia 5 de outubro é uma data importante para o prefeito Fabiano Pedro da Silva , e aqui o Blog Lagoa de Dentro Espaço Eclético faz um registro da trajetória do jovem político que vem se destacando no estado Paraíba por sua atuação no Vale do Mamanguape e no Brejo Paraibano. No dia 05 de outubro de 1981, nasceu o ‘menino’ Fabiano Pedro da Silva. Filho do pedreiro Josmar Pedro da Silva e de Severina Pedro da Silva, servidora pública aposentada. Casado com a professora Érica Andrade de Paula da Silva com quem tem 2 filhos: Fabson Eliel e Fábia Eloísa e uma netinha, a princesa Maria Alice. Fabiano é licenciado em Filosofia e aluno do curso de Direito. É servidor público do quadro efetivo do município de Lagoa de Dentro. Estes cursos muito dizem de sua trajetória na vida pública. Foi eleito vereador nas eleições municipais de 2004, sendo empoçado em 01 de janeiro de 2005 e reeleito para um segundo mandato em 2008. A atuação legislativa lhe rendeu experiência e deu

Padre Raul Neto? Eis-me aqui!

“Eis-me aqui, Senhor!” Esse é sem dúvidas o lema daquelas pessoas que decidem deixar tudo para seguir o Senhor. Foi assim, que o município de Lagoa de Dentro assistiu a decisão do menino Raul Rodrigues da Costa Neto, conhecido pela comunidade católica lagoadentrense por Raul Neto ou ainda pelos mais próximos e que lhe viram crescer, por Raulzinho. Sempre dedicado a servir a Igreja, Raul Neto se destacava desde cedo por sua atuação e zelo pela casa do Pai. Tímido, educado, bom filho, neto e ótimo aluno, essas são algumas da qualidades que se observara nele. Filho de famílias tradicionais do município, Raul Rodrigues da Costa Neto nasceu no dia 29 de março de 1992. Filho do senhor Francisco Fernandes da Costa, funcionário público e da senhora Célia Regina da Costa, pedagoga. Com um histórico de parentes políticos, Raul Neto não pretendia seguir, por exemplo a carreira política de seus avós, Raul Rodrigues da Costa - de quem carrega o nome, e foi prefeito deste município por doi

Breve Biografia da Professora Maria Bernadete Adelaide

Os lagoadentrenses conhecem e reconhecem a importância que teve Bernadete Adelaide para a educação do município. No último dia 19 de dezembro foi inaugurada a tão sonhada escola que leva seu nome e, durante a solenidade foi apresentada uma breve biografia, a qual segue aqui, na íntegra para que  possa ficar registrado e para que mais pessoas possam conhecer melhor e entender a relevância que teve esta grande mulher para a educação de nosso município:        No dia 05 de maio de 1960, no Sítio Bom Jesus, município de Lagoa de Dentro nasceu a menina Maria Bernadete Adelaide. Filha da senhora Sinésia Batista Ribeiro e do senhor José Adelaide Sobrinho. Bernadete era a única mulher dos cinco filhos do casal.      Estudiosa, Bernadete formou-se em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba. Começou a lecionar bem jovem. No dia 01 de abril de 1978, iniciou sua carreira de professora no Colégio Nossa Senhora da Luz, em Guarabira. Depois foi professora da Escolinha Menino Jesus, d