Pular para o conteúdo principal

Relances Nostálgicos



Os dias antecediam a primavera. Enquanto eu passeava pela praça, avistei de longe um casal de velhinhos sentados à frente da casa. Em seus rostos, sorrisos esplêndidos. Ambos pareciam conversar sobre algo que lhes acontecera no passado. Aproximei-me então, e os cumprimentei. Com alegria eles me receberam e logo comecei a fazer parte da conversa. Seus semblantes apesar das rugas expressavam grande satisfação e orgulho em lembrar de fatos corriqueiros comuns aos olhos de quem esteve acompanhando passo a passo a história da simples e pacata cidade onde moro.
Era grande a seca naquela época, toda população passava por um grande sofrimento. – dizia emocionado o exímio contador de história Sr. Antonio.
Escondida no interior de uma mata estava o poço que salvou o povo da seca naquele tempo e dera origem ao nome da cidade - Lagoa de Dentro. – completava a simpática Dona Maria, pensativa.
Os minutos passavam, e enquanto ouvia a história da nossa amada terra, observava ao meu redor, e via quão feliz é o povo que aqui vive. A tranqüilidade das ruas limpas, onde as vozes das crianças a brincarem na praça, se misturavam ao som do canto dos pássaros a voarem no céu azul.
Lagoa de Dentro esse ano é uma cidade cinquentenária, e podem ter certeza que para nós que acompanhamos sua história desde o começo, é um orgulho inexplicável ser fruto dessa terra. – concluía emocionado, o Sr. Antonio.
Aquele casal me fez ver que a nossa cidade, apesar de pequena e simples, é uma terra acolhedora e amada, não só por aqueles que aqui vivem, mas também por todos aqueles que por aqui passam ou passaram. Terra de gente cristã, de gente humilde, simples, honesta e batalhadora. Gente que tem amor no coração e luta por seus ideais. Gente de força, fé e coragem. Assim é o povo lagoadentrense.
Crônica de Cinthya Maria da Silva Moreira
 em homenagem a nossa querida cidade.




Lagoa de Dentro, encantos mil.




Caro amigo leitor
Peço a sua atenção
Quero falar da minha cidade
Que mora no meu coração
É uma cidade pequena
Por favor, preste muita atenção!

No dia vinte de dezembro
Festejamos o seu cinqüentenário
Bandas, barracas, apresentações
Todos esperam ansioso
A cidade fica animada
E o povo muito orgulhoso.

Todos daqui são felizes
Cada um tem um jeito de ser
Trazem na vida as lembranças,
Desta cidade ao nascer
Os adultos têm seus trabalhos
Mas os jovens, pouco tem a fazer.

Lagoa de Dentro
Agora cinqüentenária
Minha cidade querida
Não tens passado de glória
Tua lagoa é o teu símbolo
Todos sabem a tua história.



Cindhy Mífia da Silva Moreira



Comentários

ivanilda disse…
Vivo longe da minha cidade Lagoa de Dentro à muitos anos mais amo esta cidade de todo meu coração e ñ perco a oportunidade de sempre visitar e todas as vezes me encanto com esta cidade é verdade ñ tem glórias, mais as glórias existe em cada coração deste povo acolhedor.

Postagens mais visitadas deste blog

Breve Biografia da Professora Maria Bernadete Adelaide

Os lagoadentrenses conhecem e reconhecem a importância que teve Bernadete Adelaide para a educação do município. No último dia 19 de dezembro foi inaugurada a tão sonhada escola que leva seu nome e, durante a solenidade foi apresentada uma breve biografia, a qual segue aqui, na íntegra para que  possa ficar registrado e para que mais pessoas possam conhecer melhor e entender a relevância que teve esta grande mulher para a educação de nosso município:        No dia 05 de maio de 1960, no Sítio Bom Jesus, município de Lagoa de Dentro nasceu a menina Maria Bernadete Adelaide. Filha da senhora Sinésia Batista Ribeiro e do senhor José Adelaide Sobrinho. Bernadete era a única mulher dos cinco filhos do casal.      Estudiosa, Bernadete formou-se em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba. Começou a lecionar bem jovem. No dia 01 de abril de 1978, iniciou sua carreira de professora no Colégio Nossa Senhora da Luz, em Guarabira. Depois foi professora da Escolinha Menino Jesus, d

Padre Raul Neto? Eis-me aqui!

“Eis-me aqui, Senhor!” Esse é sem dúvidas o lema daquelas pessoas que decidem deixar tudo para seguir o Senhor. Foi assim, que o município de Lagoa de Dentro assistiu a decisão do menino Raul Rodrigues da Costa Neto, conhecido pela comunidade católica lagoadentrense por Raul Neto ou ainda pelos mais próximos e que lhe viram crescer, por Raulzinho. Sempre dedicado a servir a Igreja, Raul Neto se destacava desde cedo por sua atuação e zelo pela casa do Pai. Tímido, educado, bom filho, neto e ótimo aluno, essas são algumas da qualidades que se observara nele. Filho de famílias tradicionais do município, Raul Rodrigues da Costa Neto nasceu no dia 29 de março de 1992. Filho do senhor Francisco Fernandes da Costa, funcionário público e da senhora Célia Regina da Costa, pedagoga. Com um histórico de parentes políticos, Raul Neto não pretendia seguir, por exemplo a carreira política de seus avós, Raul Rodrigues da Costa - de quem carrega o nome, e foi prefeito deste município por doi

Fabiano Pedro, Gente Nossa!

            O dia 5 de outubro é uma data importante para o prefeito Fabiano Pedro da Silva , e aqui o Blog Lagoa de Dentro Espaço Eclético faz um registro da trajetória do jovem político que vem se destacando no estado Paraíba por sua atuação no Vale do Mamanguape e no Brejo Paraibano. No dia 05 de outubro de 1981, nasceu o ‘menino’ Fabiano Pedro da Silva. Filho do pedreiro Josmar Pedro da Silva e de Severina Pedro da Silva, servidora pública aposentada. Casado com a professora Érica Andrade de Paula da Silva com quem tem 2 filhos: Fabson Eliel e Fábia Eloísa e uma netinha, a princesa Maria Alice. Fabiano é licenciado em Filosofia e aluno do curso de Direito. É servidor público do quadro efetivo do município de Lagoa de Dentro. Estes cursos muito dizem de sua trajetória na vida pública. Foi eleito vereador nas eleições municipais de 2004, sendo empoçado em 01 de janeiro de 2005 e reeleito para um segundo mandato em 2008. A atuação legislativa lhe rendeu experiência e deu