Num ato de sensibilidade o Secretário Municipal de Educação do município de Lagoa de Dentro, o Professor Ms Dioclécio de Brito, através da Portaria 02/2012, criou a Medalha Professora Maria Bernadete Adelaide. A Comenda é destinada aos professores e professoras, filhos e filhas naturais do município. O lançamento aconteceu no dia 13 de janeiro do ano em curso durante a solenidade de Colação de Grau das turmas concluintes do Ensino Fundamental I e II da rede municipal de educação. O secretário, durante seu discurso, anunciou a criação deste prêmio em reconhecimento ao trabalho dos professores e professoras que dedicam suas vidas à educação. O anúncio foi uma surpresa para todos, nem mesmo a equipe do secretário tinha conhecimento, tampouco os homenageados.
Os primeiros professores homenageados foram: o professor João Batista Padilha, então Secretário de Educação do município de Curral de Cima, ex-aluno da professora Maria Bernadete; o Professor Robertino Lopes, atual secretário adjunto da Educação do município de Bayeux, também ex-aluno da professora, e o professor Wilson Massau, atualmente Secretário da Educação do município de Serra da Raiz.
Todos se emocionaram com a homenagem, pois conheceram a professora Bernadete e tiveram contato direto com ela durante sua vida dedicada à educação. Em discurso, o professor Robertino, emocionado, agradeceu e lembrou sua infância e adolescência em Lagoa de Dentro relembrando seus pais, in memória, inclusive sua mãe foi professora deste município e secretária de educação do governo Raul Rodrigues da Costa.
Em público, o professor Ms Dioclécio de Brito pediu que o vereador Adelso Freire apresentasse o projeto na Câmara Municipal para que esta medalha seja oficializada e se torne uma “Comenda da Casa de Acrísio Vieira”. “Por enquanto esta é uma Medalha da Secretaria Municipal da Educação” disse o professor Dioclécio de Brito.
A professora Maria Bernadete Adelaide dedicou grande parte da sua vida à educação. Foi professora, atuou também como gestora na Escola Estadual Ivan Bichara Sobreira e na Escola Municipal Professora Antonia Coelho, desenvolvendo um belíssimo trabalho em ambas.
Além de uma grande profissional, Bernadete Adelaide foi também um exemplo de filha, mulher, mãe, amiga. Dedicando-se à família e à profissão. Bernadete foi também Ministra Extraordinária da Eucaristia na Igreja de São Sebastião nesta paróquia. Sua morte prematura pegou a todos de surpresa.
Outra homenagem de igual valor foi feita à professora quando da criação da Escola Municipal Professora Maria Bernadete Adelaide na sede deste município, na gestão do então prefeito João Pedro da Silva, no ano de 1998.
Merecidas homenagens, o blog Lagoa de Dentro Espaço Eclético deixa aqui registrado o reconhecimento a todas aquelas pessoas que reconhecem o trabalho de todos os profissionais que fazem a educação deste município.
Comentários