Pular para o conteúdo principal

FESTEJOS JUNINOS



Os festejos juninos, uma herança européia, tornaram-se uma grande referência da cultura popular brasileira, principalmente para os nordestinos.
No nordeste o ponto inicial se dá com a preparação do principal ingrediente dos pratos típicos das festas juninas: o milho. As plantações devem acontecer em março, após o dia 19, dia de São José, para colheita acontecer no período junino.
Em junho os festejos começam, tradicionalmente, com as comemorações a Santo Antonio, no dia 12. Costumeiramente realizam-se celebrações religiosas e simpatias para as meninas descobrirem quem serão seus futuros maridos, já que o santo do dia é conhecido “casamenteiro”.
O ponto mais alto dos festejos se dá em virtude da passagem do dia de São João, dia 24, quando as famílias, amigos e a sociedade em geral celebram  o nascimento do primo de Jesus Cristo, João Batista.
Os festejos encerram-se com as comemorações do dia 29, dedicadas a São Pedro e São Paulo.
Todos os municípios nordestinos comemoram  as festividades juninas, seja com  grandes festas nas ruas, os forrós pé-de-serra nos lugarejos ou com celebrações religiosas, fogueiras, fogos de artifícios e as apetitosas comidas típicas. Não importa como, mas as comemorações acontecem.
                                     Os festejos juninos locais

Como as demais localidades do nordeste, Lagoa de Dentro também cumpre sua agenda cultural com as comemorações dedicadas aos santos juninos. São celebrações religiosas comunitárias, forró, apresentações de quadrilhas, fogos de artifícios, fogueiras e muita comida típica, tudo regado ao mais excêntrico tempero junino nordestino.
 O Município cumpre um calendário anual com alguns eventos planejados pela Secretaria Municipal de Cultura a exemplo do Festival de Quadrilhas da região, que já está na sua 22ª edição. Temos também  o concurso de sanfoneiro e de forró, além  das apresentações das quadrilhas das escolas municipais, estadual e privada, como também as quadrilhas dos programas sociais mantidos pela Secretaria  Municipal de Ação Social. Nesse período o município de torna um verdadeiro “arraia”.
Paralelo ao evento da Secretaria da Cultura, as escolas realizam os seus “arraiás” em suas próprias unidades de ensino. Assim como outras instituições, bem como as comunidades rurais que acendem suas fogueiras no dia de São José, em março, passando pelas comemorações no dia de Santo Antonio, São João, São Pedro, chegando ao final dos festejos no tradicional sábado de Santana- último sábado do mês de julho.
No nordeste é assim, as manifestações populares representam a diversidade cultural brasileira de gênero, sem diferença da etnia, mista em religiosidade.


Aldaberon Vieira


Comentários

juliana disse…
A prefeita SUELI junto com toda equipe de gonverno está de parabéns por mais uma realização junina.:)

Postagens mais visitadas deste blog

Breve Biografia da Professora Maria Bernadete Adelaide

Os lagoadentrenses conhecem e reconhecem a importância que teve Bernadete Adelaide para a educação do município. No último dia 19 de dezembro foi inaugurada a tão sonhada escola que leva seu nome e, durante a solenidade foi apresentada uma breve biografia, a qual segue aqui, na íntegra para que  possa ficar registrado e para que mais pessoas possam conhecer melhor e entender a relevância que teve esta grande mulher para a educação de nosso município:        No dia 05 de maio de 1960, no Sítio Bom Jesus, município de Lagoa de Dentro nasceu a menina Maria Bernadete Adelaide. Filha da senhora Sinésia Batista Ribeiro e do senhor José Adelaide Sobrinho. Bernadete era a única mulher dos cinco filhos do casal.      Estudiosa, Bernadete formou-se em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba. Começou a lecionar bem jovem. No dia 01 de abril de 1978, iniciou sua carreira de professora no Colégio Nossa Senhora da Luz, em Guarabira. Depois foi professora da Escolinha Menino Jesus, d

Padre Raul Neto? Eis-me aqui!

“Eis-me aqui, Senhor!” Esse é sem dúvidas o lema daquelas pessoas que decidem deixar tudo para seguir o Senhor. Foi assim, que o município de Lagoa de Dentro assistiu a decisão do menino Raul Rodrigues da Costa Neto, conhecido pela comunidade católica lagoadentrense por Raul Neto ou ainda pelos mais próximos e que lhe viram crescer, por Raulzinho. Sempre dedicado a servir a Igreja, Raul Neto se destacava desde cedo por sua atuação e zelo pela casa do Pai. Tímido, educado, bom filho, neto e ótimo aluno, essas são algumas da qualidades que se observara nele. Filho de famílias tradicionais do município, Raul Rodrigues da Costa Neto nasceu no dia 29 de março de 1992. Filho do senhor Francisco Fernandes da Costa, funcionário público e da senhora Célia Regina da Costa, pedagoga. Com um histórico de parentes políticos, Raul Neto não pretendia seguir, por exemplo a carreira política de seus avós, Raul Rodrigues da Costa - de quem carrega o nome, e foi prefeito deste município por doi

Fabiano Pedro, Gente Nossa!

            O dia 5 de outubro é uma data importante para o prefeito Fabiano Pedro da Silva , e aqui o Blog Lagoa de Dentro Espaço Eclético faz um registro da trajetória do jovem político que vem se destacando no estado Paraíba por sua atuação no Vale do Mamanguape e no Brejo Paraibano. No dia 05 de outubro de 1981, nasceu o ‘menino’ Fabiano Pedro da Silva. Filho do pedreiro Josmar Pedro da Silva e de Severina Pedro da Silva, servidora pública aposentada. Casado com a professora Érica Andrade de Paula da Silva com quem tem 2 filhos: Fabson Eliel e Fábia Eloísa e uma netinha, a princesa Maria Alice. Fabiano é licenciado em Filosofia e aluno do curso de Direito. É servidor público do quadro efetivo do município de Lagoa de Dentro. Estes cursos muito dizem de sua trajetória na vida pública. Foi eleito vereador nas eleições municipais de 2004, sendo empoçado em 01 de janeiro de 2005 e reeleito para um segundo mandato em 2008. A atuação legislativa lhe rendeu experiência e deu