Pular para o conteúdo principal

Medicina X Cultura Popular


Nos últimos anos a medicina vem evoluindo consideravelmente no tratamento e na prevenção de muitas doenças. O uso das máquinas, dos aparelhos sofisticados, Enfim, a tecnologia tem sido uma importante aliada no diagnóstico de patologias que em tempos remotos eram tidas como incuráveis.
Nas áreas da medicina os diferentes profissionais, cada um nem sua área de conhecimento e atuação, com o compromisso assumido, buscam ajudar pessoas que recorrem aos seus trabalhos para sentir alívio das dores mais angustiantes nos momentos mais apreensíveis de seu viver.
Contudo o saber popular advindo dos ancestrais humanos foi sempre povoado de ritos e costumes no uso das ervas medicinais para cura ou alívio de alguns males: raízes, folhas, caules, sementes, flores, etc. Em forma de chá para ser inserido no estado líquido ou,  o vapor, em forma de infusão, ou ainda em “preparo” colocado sobre determinada parte do corpo que apresenta algum tipo de patologia.

Quem nunca tomou um chá de folha de goiabeira para curar dores de barriga? Ou um suco de chuchu para baixar a pressão arterial quando é hipertenso? Ou ainda, quem não conhece alguém que já usou uma pasta de argila para dores musculares ou mesmo acabar com aqueles vermes que causam mal-estar?  São tantos relatos que se ouvem e experiências presenciadas no cotidiano do lar.
Fruto da miscigenação índio + negra + branco, o povo brasileiro é dotado de uma cultura particular e diversificada, que é muito rica, pois sendo esse para agente da história  é na pré-história que está toda a riqueza de costumes e hábitos cultivados até hoje.
Se na Pré-história, na conhecida Idade da Pedra, os seres humanos colhiam da natureza o que era necessário à sua alimentação, na Era Moderna, no futuro remoto aos seres históricos, os nativos das terras brasileiras, por exemplo, também buscavam a harmonia da natureza para sua sobrevivência, sem nenhuma ação predatória. Esses seres nativos são responsáveis, junto aos escravos e aos brancos (europeus) de introduzir o uso das ervas naturais na alimentação e na cura de algumas doenças.
Mesmo com toda a tecnologia usada na atualidade, o que não ficou ultrapassado foi o uso das plantas para uso medicinal. A chamada medicina alternativa é a base para a produção dos medicamentos industrializados. Além das plantas, os animais também têm o seu lado medicinal: as cobras, alguns insetos, entre outros.
Contudo, o que parece ser apenas folclore é cientificamente comprovado como alternativa para melhorias na saúde da população. Porém, é verdade, também, que os saberes populares passados oral e documentalmente pelas várias gerações instituíram os costumes populares de sabedoria que o folclore brasileiro, rico em cultura, tornou uma nova oportunidade para as sociedades.
Aldaberon Vieira do Nascimento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Breve Biografia da Professora Maria Bernadete Adelaide

Os lagoadentrenses conhecem e reconhecem a importância que teve Bernadete Adelaide para a educação do município. No último dia 19 de dezembro foi inaugurada a tão sonhada escola que leva seu nome e, durante a solenidade foi apresentada uma breve biografia, a qual segue aqui, na íntegra para que  possa ficar registrado e para que mais pessoas possam conhecer melhor e entender a relevância que teve esta grande mulher para a educação de nosso município:        No dia 05 de maio de 1960, no Sítio Bom Jesus, município de Lagoa de Dentro nasceu a menina Maria Bernadete Adelaide. Filha da senhora Sinésia Batista Ribeiro e do senhor José Adelaide Sobrinho. Bernadete era a única mulher dos cinco filhos do casal.      Estudiosa, Bernadete formou-se em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba. Começou a lecionar bem jovem. No dia 01 de abril de 1978, iniciou sua carreira de professora no Colégio Nossa Senhora da Luz, em Guarabira. Depois foi professora da Escolinha Menino Jesus, d

Padre Raul Neto? Eis-me aqui!

“Eis-me aqui, Senhor!” Esse é sem dúvidas o lema daquelas pessoas que decidem deixar tudo para seguir o Senhor. Foi assim, que o município de Lagoa de Dentro assistiu a decisão do menino Raul Rodrigues da Costa Neto, conhecido pela comunidade católica lagoadentrense por Raul Neto ou ainda pelos mais próximos e que lhe viram crescer, por Raulzinho. Sempre dedicado a servir a Igreja, Raul Neto se destacava desde cedo por sua atuação e zelo pela casa do Pai. Tímido, educado, bom filho, neto e ótimo aluno, essas são algumas da qualidades que se observara nele. Filho de famílias tradicionais do município, Raul Rodrigues da Costa Neto nasceu no dia 29 de março de 1992. Filho do senhor Francisco Fernandes da Costa, funcionário público e da senhora Célia Regina da Costa, pedagoga. Com um histórico de parentes políticos, Raul Neto não pretendia seguir, por exemplo a carreira política de seus avós, Raul Rodrigues da Costa - de quem carrega o nome, e foi prefeito deste município por doi

Fabiano Pedro, Gente Nossa!

            O dia 5 de outubro é uma data importante para o prefeito Fabiano Pedro da Silva , e aqui o Blog Lagoa de Dentro Espaço Eclético faz um registro da trajetória do jovem político que vem se destacando no estado Paraíba por sua atuação no Vale do Mamanguape e no Brejo Paraibano. No dia 05 de outubro de 1981, nasceu o ‘menino’ Fabiano Pedro da Silva. Filho do pedreiro Josmar Pedro da Silva e de Severina Pedro da Silva, servidora pública aposentada. Casado com a professora Érica Andrade de Paula da Silva com quem tem 2 filhos: Fabson Eliel e Fábia Eloísa e uma netinha, a princesa Maria Alice. Fabiano é licenciado em Filosofia e aluno do curso de Direito. É servidor público do quadro efetivo do município de Lagoa de Dentro. Estes cursos muito dizem de sua trajetória na vida pública. Foi eleito vereador nas eleições municipais de 2004, sendo empoçado em 01 de janeiro de 2005 e reeleito para um segundo mandato em 2008. A atuação legislativa lhe rendeu experiência e deu