Pular para o conteúdo principal

Sarau Poético




Entre rimas e memórias a poesia fez-se presente no Sarau Poético na abertura da I Conferência Municipal de Cultura de Lagoa de Dentro que aconteceu nos dias 09 e 10 de agosto, na histórica Escola Estadual de Ensino Fundamental “Getúlio Vargas”. Com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura”, a Conferência foi aberta com as presenças do Prefeito constitucional do município, o senhor Fabiano Pedro, do Secretário Municipal de Cultura, Alcemir Freire, diversas autoridades, de populares e dos poetas locais Carlos Isaac e Maria José do Nascimento, popularmente conhecida por dona Liete, que sob a dinâmica da professora Raquel Araújo fizeram uma bela apresentação no sarau.
Indagados sobre onde buscam inspiração para criar suas poesias e poemas, o poeta Carlos Isaac afirmou que sua fonte de inspiração vem de sua família, e em especial sua esposa Célia a quem já dedicou alguns versos. Por sua vez, dona Liete disse inspirar-se em “si mesma”. E prosseguiram declamando como num repente. Versos e rimas abrilhantaram a noite.
Carlos Isaac recitou a poesia “Mulher” dedicada a todas as que lhe serviram de inspiração.

Alma viva repleta de amor,
Viva alma de eterna paixão
Vive sempre em amor e comunhão
E faz da vida um eterno esplendor.
Não há no mundo quem viva
Sem a inspiração de um ser qualquer
E o que é mais importante és tu mulher
Que faz com que um ser sobreviva
És uma dádiva divina
Musa e eterna menina
Aos olhos dos que te amam
O mundo inteiro homenageia o teu dia
E a ti louvamos com muita alegria
E agradecemos aos que te proclamam.


 Dona Liete emocionou a platéia com o poema “A Menina dos meus olhos”

Quem é a menina que tanto me fita?
Com os pés bem pequenos
Mas sei que é bonita
É loira ou morena?
Não sei traduzir.
Só sei que é pequena
E sabe sorrir.
Sabe quem é ela?
Nunca vou dizer
Descubra sozinho,
Pois ela é você.
       Além das poesias, num resgate da cultura mais popular pudemos fazer uma viagem nas “memórias” dos convidados poetas que naturalmente arrancaram os aplausos dos presentes.
De famílias simples e de passados nostálgicos a noite tornou-se um palco onde a cultura imperou majestosa e inspiradora, tornando a Conferência um momento ímpar de discussão para as políticas da cultura, valorizando o espaço de vivência onde atuam atores culturais do nosso povo.
A solenidade de abertura da Conferência contou também com a apresentação da ciranda, do Grupo da Melhor Idade e do grupo de danças do Peti.
Por Aldaberon Vieira 



Veja mais fotos do evento clicando no link abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Breve Biografia da Professora Maria Bernadete Adelaide

Os lagoadentrenses conhecem e reconhecem a importância que teve Bernadete Adelaide para a educação do município. No último dia 19 de dezembro foi inaugurada a tão sonhada escola que leva seu nome e, durante a solenidade foi apresentada uma breve biografia, a qual segue aqui, na íntegra para que  possa ficar registrado e para que mais pessoas possam conhecer melhor e entender a relevância que teve esta grande mulher para a educação de nosso município:        No dia 05 de maio de 1960, no Sítio Bom Jesus, município de Lagoa de Dentro nasceu a menina Maria Bernadete Adelaide. Filha da senhora Sinésia Batista Ribeiro e do senhor José Adelaide Sobrinho. Bernadete era a única mulher dos cinco filhos do casal.      Estudiosa, Bernadete formou-se em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba. Começou a lecionar bem jovem. No dia 01 de abril de 1978, iniciou sua carreira de professora no Colégio Nossa Senhora da Luz, em Guarabira. Depois foi ...

Lagoa de Dentro, um lugar pra se viver

Como uma lenda, surge uma cidade. Assim é Lagoa de Dentro. Uma cidade pacata de costumes corriqueiros. Um lugar bom de se viver e de pessoas bem receptivas. Não tem como passar por aqui e não se encantar com a beleza da lagoa, principal cartão postal do município. Pela manhã as garças emitem toda sua elegância aos moradores que acordam cedo e podem desfrutar dessa bela imagem: o azul das águas e o branco das garças se misturando com as nuvens do céu! Ainda, de bônus temos a chaminé da antiga cerâmica, que imponente se impõe à beira da lagoa e já se tornou um marco neste cenário urbano podendo ser tombada pelo patrimônio municipal formando um par da beleza que silenciosa caracteriza a cidade. No decorrer das ruas, praças, igrejas, pode-se ver as pessoas conversando, trocando ideias e fazendo a cidade se movimentar. Durante o dia ou à noite a juventude se reúne nas praças e ficam a conversar, interagir virtualmente com colegas e a se comunicar com o mundo. Paqueram,...

Padre Raul Neto? Eis-me aqui!

“Eis-me aqui, Senhor!” Esse é sem dúvidas o lema daquelas pessoas que decidem deixar tudo para seguir o Senhor. Foi assim, que o município de Lagoa de Dentro assistiu a decisão do menino Raul Rodrigues da Costa Neto, conhecido pela comunidade católica lagoadentrense por Raul Neto ou ainda pelos mais próximos e que lhe viram crescer, por Raulzinho. Sempre dedicado a servir a Igreja, Raul Neto se destacava desde cedo por sua atuação e zelo pela casa do Pai. Tímido, educado, bom filho, neto e ótimo aluno, essas são algumas da qualidades que se observara nele. Filho de famílias tradicionais do município, Raul Rodrigues da Costa Neto nasceu no dia 29 de março de 1992. Filho do senhor Francisco Fernandes da Costa, funcionário público e da senhora Célia Regina da Costa, pedagoga. Com um histórico de parentes políticos, Raul Neto não pretendia seguir, por exemplo a carreira política de seus avós, Raul Rodrigues da Costa - de quem carrega o nome, e foi prefeito deste município por doi...