Pular para o conteúdo principal

Festa de São Sebastião



Para muitos a espera é a abertura dos festejos, ou o dia do encerramento, com a grande procissão. Outros aguardam ansiosos a festa profana.  Há ainda aqueles que começam a vivenciar a festa do padroeiro, que acontece de 11 a 20 de janeiro, antes mesmo do ano se encerrar, cerca de três meses antes do seu início. São os leigos da igreja, que formam os grupos, pastorais e movimentos da nossa comunidade, que juntos, se dedicam, planejam e organizam tudo com muito zelo, carinho e doação. São momentos de ansiedade, expectativas, espera.
Espera de quem mora distante e programou suas férias justamente neste período, para rever família, amigos, aproveitar a festa e fortalecer sua fé.
Espera de quem aqui mora, que também anseia receber os amigos e familiares distantes para juntos celebrarem à vida, a alegria do encontro.
Espera pelo dia 11, de manhã bem cedinho, com a alvorada anunciando que este não é um dia comum, mas o primeiro dos 10 dias mais intensos vividos por nossa comunidade. E o povo segue na procissão da bandeira; o hasteamento oficializa a abertura da festa.
A cavalgada também já é tradição. Já a carreata... hã !? Isso mesmo! Teremos também, este ano. Coisa boa!
E a noite chega: novena, igreja cheia; melhor dizendo, lotada! Depois tem leilão, tem quermesse, (esqueça a palavra emagrece) tem pescaria, bazar, doce, salgado e muita alegria.
Para conhecer ou recordar, temos o Auto de São Sebastião, que nos situa sobre a história deste santo guerreiro e fiel. São dias e noites intensas, de fé e alegria, que culminam com a tão esperada procissão de São Sebastião e o Show religioso.  
E a ansiedade já toma conta de cada um de nós!

Liliane Soares



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fabiano Pedro, Gente Nossa!

            O dia 5 de outubro é uma data importante para o prefeito Fabiano Pedro da Silva , e aqui o Blog Lagoa de Dentro Espaço Eclético faz um registro da trajetória do jovem político que vem se destacando no estado Paraíba por sua atuação no Vale do Mamanguape e no Brejo Paraibano. No dia 05 de outubro de 1981, nasceu o ‘menino’ Fabiano Pedro da Silva. Filho do pedreiro Josmar Pedro da Silva e de Severina Pedro da Silva, servidora pública aposentada. Casado com a professora Érica Andrade de Paula da Silva com quem tem 2 filhos: Fabson Eliel e Fábia Eloísa e uma netinha, a princesa Maria Alice. Fabiano é licenciado em Filosofia e aluno do curso de Direito. É servidor público do quadro efetivo do município de Lagoa de Dentro. Estes cursos muito dizem de sua trajetória na vida pública. Foi eleito vereador nas eleições municipais de 2004, sendo empoçado em 01 de janeiro de 2005 e reeleito para um segundo mandato em 2008. A atuação legislativa...

Breve Biografia da Professora Maria Bernadete Adelaide

Os lagoadentrenses conhecem e reconhecem a importância que teve Bernadete Adelaide para a educação do município. No último dia 19 de dezembro foi inaugurada a tão sonhada escola que leva seu nome e, durante a solenidade foi apresentada uma breve biografia, a qual segue aqui, na íntegra para que  possa ficar registrado e para que mais pessoas possam conhecer melhor e entender a relevância que teve esta grande mulher para a educação de nosso município:        No dia 05 de maio de 1960, no Sítio Bom Jesus, município de Lagoa de Dentro nasceu a menina Maria Bernadete Adelaide. Filha da senhora Sinésia Batista Ribeiro e do senhor José Adelaide Sobrinho. Bernadete era a única mulher dos cinco filhos do casal.      Estudiosa, Bernadete formou-se em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba. Começou a lecionar bem jovem. No dia 01 de abril de 1978, iniciou sua carreira de professora no Colégio Nossa Senhora da Luz, em Guarabira. Depois foi ...

Lagoa de Dentro, um lugar pra se viver

Como uma lenda, surge uma cidade. Assim é Lagoa de Dentro. Uma cidade pacata de costumes corriqueiros. Um lugar bom de se viver e de pessoas bem receptivas. Não tem como passar por aqui e não se encantar com a beleza da lagoa, principal cartão postal do município. Pela manhã as garças emitem toda sua elegância aos moradores que acordam cedo e podem desfrutar dessa bela imagem: o azul das águas e o branco das garças se misturando com as nuvens do céu! Ainda, de bônus temos a chaminé da antiga cerâmica, que imponente se impõe à beira da lagoa e já se tornou um marco neste cenário urbano podendo ser tombada pelo patrimônio municipal formando um par da beleza que silenciosa caracteriza a cidade. No decorrer das ruas, praças, igrejas, pode-se ver as pessoas conversando, trocando ideias e fazendo a cidade se movimentar. Durante o dia ou à noite a juventude se reúne nas praças e ficam a conversar, interagir virtualmente com colegas e a se comunicar com o mundo. Paqueram,...