O município de Lagoa de Dentro participou do primeiro curso de Formação de Gestores Culturais da Paraíba com o secretário de Cultura do município, Alcemir Freire e o professor Aldaberon Vieira. O curso aconteceu entre agosto de 2013 e março de 2014. Com um programa pedagógico riquíssimo que contempla a Diversidade Cultural, a Elaboração de Projetos e a Captação de Recursos, entre outros, o curso ofereceu aos produtores e amantes da cultura uma formação voltada para o desenvolvimento cultural do Estado da Paraíba.
Pioneiro no Brasil, o curso foi oferecido pela FUNETEC-PB, com o apoio do Ministério da Cultura-MINC, o IFPB, e a UFCG. O curso foi polarizado em quatro regiões do Estado: João Pessoa, Campina Grande, Souza e Patos.
Vários municípios estivem representados por seus gestores municipais de cultura, artistas, produtores e agentes culturais do Estado. Além de Lagoa de Dentro, o vizinho município de Duas Estradas também esteve representado pela professora e agente cultural, Jocélia Souza que já promove a Cultura no seu município.
Como produto final do curso a equipe formada por Lagoa de Dentro e Duas Estradas apresentou um projeto intitulado “Feira de Música”. O projeto propõe uma série de eventos culturais: música, artesanato, cultura popular e educação cultural, que possibilite a participação dos artistas locais e da gente que faz a cultura acontecer em Lagoa de Dentro, Duas Estradas e as cidades próximas.
O curso foi encerrado no último sábado, dia 29 de março na cidade de Campina Grande quando na oportunidade os cursistas apresentaram seus Trabalhos Finais, além de participarem da aula magna proferida pelo professor-diretor do Sesc –SP, Danilo Medeiros que destacou a importância da cultura, além de conclamar: “A cultura é uma só, independente da condição social de cada um”, disse fazendo referência a diversidade de culturas que existe no Brasil. E ainda acrescentou: “Educação e Cultura são facetas da mesma realidade”. Em seguida o representante do Minc, secretário de Políticas Culturais, Américo Córdula, filho de paraibana, Américo que esteve presente na aula inaugural em agosto de 2013, ressaltou a importância do curso para o cenário cultural paraibano e brasileiro e se autodenominou advogado para as causas culturais da Paraíba, referindo-se ao incentivo a projetos na área cultural que possam ser encaminhados ao Ministério da Cultura.
Por Aldaberon Vieira do Nascimento
aldaberonvn@hotmail.com
Comentários