Pular para o conteúdo principal

Mês de junho é festa e alegria


As festividades juninas, bem características e marcantes no nordeste brasileiro, são regadas de muita alegria e diversão. No dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, fogueiras são acessas, e o santo casamenteiro é lembrado por muitas famílias que celebram a tradicional novena de Santo Antônio.
Em Lagoa de Dentro as festividades começaram cedo. A programação do poder publico municipal teve inicio no dia 18 de junho, com o Tradicional Festival de Quadrilhas Juninas, em sua 25ª edição. Para fazer a abertura do evento se apresentou a  Doce Junina, quadrilha junina da Comunidade Doce Mãe de Deus, comunidade Católica ligada à Paróquia de São Sebastião, Lagoa de Dentro, criada em 2014. Este ano a grande campeã do festival foi a Balão Dourado da cidade de Alhandra. Em segundo lugar: Sanfona de Ouro- Jacaraú; em terceiro: Joia Rara-Mamaguape e em quarto lugar: Chamego medonho-Esperança. Tanto as classificadas como as demais quadrilhas participantes estão de parabéns pelo trabalho apresentado.
O segundo dia de festividades (19 de junho) foi marcado pelas apresentações culturais locais, seguido de forró pé de serra.
O grupo da melhor idade fez a abertura do evento. A senhoras meninas, sempre muito animadas e com uma energia contagiante abrilhantaram o evento.
Em seguida a Quadrilha Arraiá do Cafuné da Escolha Menino Jesus também fez sua participação. A escola, de iniciativa privada, já apresenta a quadrilha a muitos anos. Os alunos bastante empolgados e os pais, “babando” com a apresentação de suas “crias”.  
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município trouxe inovações com duas apresentações culturais belíssimas, A primeira, apresentada pelas crianças, com o tema: "Vivendo a infância, sou boneca de pano" E, a segunda, apresentada pelos adolescentes, fazendo referência ao cangaço, com a dança do Xaxado. O SCVF da cidade de Pedro também trouxe sua quadrilha junina para se apresentar nesta noite.
Após as apresentações culturais, vieram as atrações musicais da noite: Pé de Serra com Marron, Forró de Cabo a Rabo e a Banda Karkará. A festa durou até “amanhecer o dia”.
As escolas locais também fazem seus tradicionais arraiás, com muita comida típica e apresentações juninas.
E, nos dias dedicados a São João e São Pedro, as famílias tradicionalmente fazem suas fogueiras, comidas de milho, algumas se reúnem para festejar, seja na cidade ou na zona rural. São manifestações populares que fazem parte do nosso interior nordestino, paraibano e lagoadentrense que preservamos com muito carinho e que fazem parte de nossas vidas.
Liliane Soares


Festival de Quadrilhas

Festival de Quadrilhas



Grupo da Melhor Idade (SCFV)

Arraiá do Cafuné da Escola Menino Jesus

Crianças do SVFV: Apresentação: Vivendo a infância, sou boneca de pano

Adolescentes do SCFV: Apresentação do cangaço

Marrom

Banda Karkará

Forró de Cabo a Rabo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Breve Biografia da Professora Maria Bernadete Adelaide

Os lagoadentrenses conhecem e reconhecem a importância que teve Bernadete Adelaide para a educação do município. No último dia 19 de dezembro foi inaugurada a tão sonhada escola que leva seu nome e, durante a solenidade foi apresentada uma breve biografia, a qual segue aqui, na íntegra para que  possa ficar registrado e para que mais pessoas possam conhecer melhor e entender a relevância que teve esta grande mulher para a educação de nosso município:        No dia 05 de maio de 1960, no Sítio Bom Jesus, município de Lagoa de Dentro nasceu a menina Maria Bernadete Adelaide. Filha da senhora Sinésia Batista Ribeiro e do senhor José Adelaide Sobrinho. Bernadete era a única mulher dos cinco filhos do casal.      Estudiosa, Bernadete formou-se em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba. Começou a lecionar bem jovem. No dia 01 de abril de 1978, iniciou sua carreira de professora no Colégio Nossa Senhora da Luz, em Guarabira. Depois foi ...

Lagoa de Dentro, um lugar pra se viver

Como uma lenda, surge uma cidade. Assim é Lagoa de Dentro. Uma cidade pacata de costumes corriqueiros. Um lugar bom de se viver e de pessoas bem receptivas. Não tem como passar por aqui e não se encantar com a beleza da lagoa, principal cartão postal do município. Pela manhã as garças emitem toda sua elegância aos moradores que acordam cedo e podem desfrutar dessa bela imagem: o azul das águas e o branco das garças se misturando com as nuvens do céu! Ainda, de bônus temos a chaminé da antiga cerâmica, que imponente se impõe à beira da lagoa e já se tornou um marco neste cenário urbano podendo ser tombada pelo patrimônio municipal formando um par da beleza que silenciosa caracteriza a cidade. No decorrer das ruas, praças, igrejas, pode-se ver as pessoas conversando, trocando ideias e fazendo a cidade se movimentar. Durante o dia ou à noite a juventude se reúne nas praças e ficam a conversar, interagir virtualmente com colegas e a se comunicar com o mundo. Paqueram,...

Padre Raul Neto? Eis-me aqui!

“Eis-me aqui, Senhor!” Esse é sem dúvidas o lema daquelas pessoas que decidem deixar tudo para seguir o Senhor. Foi assim, que o município de Lagoa de Dentro assistiu a decisão do menino Raul Rodrigues da Costa Neto, conhecido pela comunidade católica lagoadentrense por Raul Neto ou ainda pelos mais próximos e que lhe viram crescer, por Raulzinho. Sempre dedicado a servir a Igreja, Raul Neto se destacava desde cedo por sua atuação e zelo pela casa do Pai. Tímido, educado, bom filho, neto e ótimo aluno, essas são algumas da qualidades que se observara nele. Filho de famílias tradicionais do município, Raul Rodrigues da Costa Neto nasceu no dia 29 de março de 1992. Filho do senhor Francisco Fernandes da Costa, funcionário público e da senhora Célia Regina da Costa, pedagoga. Com um histórico de parentes políticos, Raul Neto não pretendia seguir, por exemplo a carreira política de seus avós, Raul Rodrigues da Costa - de quem carrega o nome, e foi prefeito deste município por doi...