Pular para o conteúdo principal

A cultura popular e os santos juninos


O mês de junho é conhecido na cultura popular como um mês de festas, e representa muito para a fé do povo. São comemorados com maior ênfase quatro Santos conhecidos dos fiéis católicos e das manifestações populares nos mais diversos lugares do Brasil, sobretudo na Região Nordeste. São eles: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo.
O dia 13 marca o falecimento de Santo Antônio, o primeiro Santo deste mês, por isso é comemorado nesta data com a realização das trezenas, fogos de artifícios e fogueiras. Santo Antônio é muito conhecido na crendice popular como o Santo casamenteiro.
São João Batista, o primo de Jesus, tem seu norte no dia 24, comemoração de sua natalidade. É um grande Santo da Igreja e aqui no Nordeste tem seu nome dedicado a diversos festejos populares não só nas grandes cidades, mas principalmente nos pequenos lugarejos. Fogos, bandeirolas, fogueiras, comidas de milho e muito forró marca a data, além é claro, das rezas e momentos de celebrações tradicionais nas casas, capelas e igrejas.
A data seguinte, 29 de junho congrega dois grandes nomes da madre Igreja, São Pedro e São Paulo. Apóstolos de Cristo, fidedignos, Pedro e Paulo marcam um exemplo de fidelidade a Jesus Cristo e de testemunho do projeto libertador de Deus.
A comunidade nordestina celebra com muito ardor esses santos no seu imaginário popular. É um momento de alegria, brilho, festa, sincretismo e fé.
No Brasil, é muito comum o acendimento de fogueiras durante as comemorações das festas juninas, sobretudo na noite de São João. Segundo o evangelho a fogueira tem sua origem em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Isabel teria mandado acender uma fogueira no topo de um monte para avisar sua prima Maria que seu filho havia nascido.
Assim, até hoje os cristãos católicos acendem fogueiras para celebrar os Dias dos Santos Juninos. As três datas são celebradas com muito brilho e a fogueira abrilhanta ainda mais os festejos e as celebrações católicas. 


Aldaberon Vieira




Fonte: http://paroquiadesaosebastiaold.blogspot.com.br/2016/06/a-cultura-popular-e-os-santos-juninos.html?spref=fb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Breve Biografia da Professora Maria Bernadete Adelaide

Os lagoadentrenses conhecem e reconhecem a importância que teve Bernadete Adelaide para a educação do município. No último dia 19 de dezembro foi inaugurada a tão sonhada escola que leva seu nome e, durante a solenidade foi apresentada uma breve biografia, a qual segue aqui, na íntegra para que  possa ficar registrado e para que mais pessoas possam conhecer melhor e entender a relevância que teve esta grande mulher para a educação de nosso município:        No dia 05 de maio de 1960, no Sítio Bom Jesus, município de Lagoa de Dentro nasceu a menina Maria Bernadete Adelaide. Filha da senhora Sinésia Batista Ribeiro e do senhor José Adelaide Sobrinho. Bernadete era a única mulher dos cinco filhos do casal.      Estudiosa, Bernadete formou-se em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba. Começou a lecionar bem jovem. No dia 01 de abril de 1978, iniciou sua carreira de professora no Colégio Nossa Senhora da Luz, em Guarabira. Depois foi ...

Lagoa de Dentro, um lugar pra se viver

Como uma lenda, surge uma cidade. Assim é Lagoa de Dentro. Uma cidade pacata de costumes corriqueiros. Um lugar bom de se viver e de pessoas bem receptivas. Não tem como passar por aqui e não se encantar com a beleza da lagoa, principal cartão postal do município. Pela manhã as garças emitem toda sua elegância aos moradores que acordam cedo e podem desfrutar dessa bela imagem: o azul das águas e o branco das garças se misturando com as nuvens do céu! Ainda, de bônus temos a chaminé da antiga cerâmica, que imponente se impõe à beira da lagoa e já se tornou um marco neste cenário urbano podendo ser tombada pelo patrimônio municipal formando um par da beleza que silenciosa caracteriza a cidade. No decorrer das ruas, praças, igrejas, pode-se ver as pessoas conversando, trocando ideias e fazendo a cidade se movimentar. Durante o dia ou à noite a juventude se reúne nas praças e ficam a conversar, interagir virtualmente com colegas e a se comunicar com o mundo. Paqueram,...

Padre Raul Neto? Eis-me aqui!

“Eis-me aqui, Senhor!” Esse é sem dúvidas o lema daquelas pessoas que decidem deixar tudo para seguir o Senhor. Foi assim, que o município de Lagoa de Dentro assistiu a decisão do menino Raul Rodrigues da Costa Neto, conhecido pela comunidade católica lagoadentrense por Raul Neto ou ainda pelos mais próximos e que lhe viram crescer, por Raulzinho. Sempre dedicado a servir a Igreja, Raul Neto se destacava desde cedo por sua atuação e zelo pela casa do Pai. Tímido, educado, bom filho, neto e ótimo aluno, essas são algumas da qualidades que se observara nele. Filho de famílias tradicionais do município, Raul Rodrigues da Costa Neto nasceu no dia 29 de março de 1992. Filho do senhor Francisco Fernandes da Costa, funcionário público e da senhora Célia Regina da Costa, pedagoga. Com um histórico de parentes políticos, Raul Neto não pretendia seguir, por exemplo a carreira política de seus avós, Raul Rodrigues da Costa - de quem carrega o nome, e foi prefeito deste município por doi...