Pular para o conteúdo principal

SARAU NA LAGOA, “O LUGAR EM QUE VIVO”



No dia 12 de agosto, numa noite de clima agradável, foi realizado o primeiro sarau poético e musical às margens do símbolo maior de nossa cidade, nossa Lagoa Francisco Soares, com o tema mais que propício, eu diria oportuno, “o lugar em que vivo”, que contou com um mural de fotos de cada pedacinho de nosso chão idealizado através das sensíveis lentes dos alunos da Escola Municipal Alfredo Chaves.
Deu gosto de ver tanta gente reunida para ouvir e se encantar com o que há de mais fino no que se entende de cultura popular. Recebemos grandes nomes a título da poetisa Marisa Alverga, que veio lançar seu livro “Mensagens sem Fronteiras” em nossa cidade, recebemos também nossos escritores locais Carlos Isaac, Carlos Valmir e Diógenes de Brito, a participação da artista Vera Lima, bem como da brilhante participação da população, que somente trouxe encantamento ao nosso momento poético. Tivemos também a participação dos alunos de nossas escolas, além dos que fazem a Feira de Economia Solidária, cujos itens expostos para venda são produzidos por gente da gente.
Mas o que é sarau e o que ele tem a ver com nossa cultura?
Muito comuns no século XIX, os saraus vêm sendo resgatados e reinventados pelas sociedades como uma maneira de fortalecer a identidade da comunidade, promovendo a integração de todos de forma descontraída, criativa e mais envolvente. É um momento para a soma de conhecimentos, descobertas e vivências coletivas. Além disso, o sarau é também um momento de tomada de consciência, pois a cultura desperta a sensibilidade das pessoas para a realidade à sua volta e as estimula a refletir sobre ela a partir de outras linguagens. Portanto, Sarau é um encontro, uma festa de interação, onde as artes (música, literatura, cinema) se encontram através da declamação de poemas, exibição de filmes, cantos, e outras manifestações artísticas.
Não somente a cultura de nossa cidade, mas em todo meio, deve ser entendida como um agente de identificação social, um meio que integra diversos segmentos sociais de diversas gerações. Dentro de uma sensibilidade cultural, percebemos em Lagoa de Dentro uma necessidade urgente de que o artista seja ele escritor, pintor, cantor, compositor, etc. precisa sentir-se alguém. Alguém que seja respeitado pelo que faz,  alguém cujo dom é perpetuado além do tempo, principalmente no recordar das glórias passadas.
Nossa população possui uma forte identidade cultural, e a Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo vem tentando resgatar, ou até mesmo reavivar esses traços culturais. Essa identidade cultural a qual me refiro encontra-se em diversos níveis, alicerçado na consciência do nosso povo, pois, sabe-se há muitos carnavais que o povo de Lagoa de Dentro é um povo enraizado em seus costumes, crenças e tradições.
Tanto quem faz ou quem admira todos os modos de arte, utiliza-se de um fator chamado integração social e formação de identidade, tais comportamentos são transmitidos de pai para filho, vem de berço, ao som, por exemplo, das primeiras cantigas de ninar ou nos primeiros contos de historinhas de conto de fada.  Precisamos suscitar em nossas crianças esse interesse, meio até que desinteressado, nas coisas culturais do meio em que vivem.
É isso que buscamos na nossa sociedade, propiciar momentos de prazer e alegria. Com esse objetivo foi apresentado o projeto Sarau na Lagoa que busca resgatar e desenvolver o hábito de leitura de: literatura, poesias, contos, causos, crônicas, lendas folclóricas e os despertar para manifestações artísticas, tais como: música, dança e teatro.
Portanto, a cultura em todos os seus aspectos, artísticos ou não, de criação ou de admiração, possui o dom de fortalecer a identidade pessoal de cada indivíduo, bem como, de integrá-lo à sociedade. O cidadão que se compromete com a cultura é mais feliz, pois sua vida adquire um significado útil, é esse o intuito da Secult - LD, o bem estar social alicerçado na felicidade de cada um.
Muitos outros projetos virão, e todos com o intuito de estabelecer esse fortalecimento da integração social que a promoção da cultura tem o poder de estabelecer.



Daniele Brito
























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Breve Biografia da Professora Maria Bernadete Adelaide

Os lagoadentrenses conhecem e reconhecem a importância que teve Bernadete Adelaide para a educação do município. No último dia 19 de dezembro foi inaugurada a tão sonhada escola que leva seu nome e, durante a solenidade foi apresentada uma breve biografia, a qual segue aqui, na íntegra para que  possa ficar registrado e para que mais pessoas possam conhecer melhor e entender a relevância que teve esta grande mulher para a educação de nosso município:        No dia 05 de maio de 1960, no Sítio Bom Jesus, município de Lagoa de Dentro nasceu a menina Maria Bernadete Adelaide. Filha da senhora Sinésia Batista Ribeiro e do senhor José Adelaide Sobrinho. Bernadete era a única mulher dos cinco filhos do casal.      Estudiosa, Bernadete formou-se em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba. Começou a lecionar bem jovem. No dia 01 de abril de 1978, iniciou sua carreira de professora no Colégio Nossa Senhora da Luz, em Guarabira. Depois foi professora da Escolinha Menino Jesus, d

Padre Raul Neto? Eis-me aqui!

“Eis-me aqui, Senhor!” Esse é sem dúvidas o lema daquelas pessoas que decidem deixar tudo para seguir o Senhor. Foi assim, que o município de Lagoa de Dentro assistiu a decisão do menino Raul Rodrigues da Costa Neto, conhecido pela comunidade católica lagoadentrense por Raul Neto ou ainda pelos mais próximos e que lhe viram crescer, por Raulzinho. Sempre dedicado a servir a Igreja, Raul Neto se destacava desde cedo por sua atuação e zelo pela casa do Pai. Tímido, educado, bom filho, neto e ótimo aluno, essas são algumas da qualidades que se observara nele. Filho de famílias tradicionais do município, Raul Rodrigues da Costa Neto nasceu no dia 29 de março de 1992. Filho do senhor Francisco Fernandes da Costa, funcionário público e da senhora Célia Regina da Costa, pedagoga. Com um histórico de parentes políticos, Raul Neto não pretendia seguir, por exemplo a carreira política de seus avós, Raul Rodrigues da Costa - de quem carrega o nome, e foi prefeito deste município por doi

Fabiano Pedro, Gente Nossa!

            O dia 5 de outubro é uma data importante para o prefeito Fabiano Pedro da Silva , e aqui o Blog Lagoa de Dentro Espaço Eclético faz um registro da trajetória do jovem político que vem se destacando no estado Paraíba por sua atuação no Vale do Mamanguape e no Brejo Paraibano. No dia 05 de outubro de 1981, nasceu o ‘menino’ Fabiano Pedro da Silva. Filho do pedreiro Josmar Pedro da Silva e de Severina Pedro da Silva, servidora pública aposentada. Casado com a professora Érica Andrade de Paula da Silva com quem tem 2 filhos: Fabson Eliel e Fábia Eloísa e uma netinha, a princesa Maria Alice. Fabiano é licenciado em Filosofia e aluno do curso de Direito. É servidor público do quadro efetivo do município de Lagoa de Dentro. Estes cursos muito dizem de sua trajetória na vida pública. Foi eleito vereador nas eleições municipais de 2004, sendo empoçado em 01 de janeiro de 2005 e reeleito para um segundo mandato em 2008. A atuação legislativa lhe rendeu experiência e deu