Pular para o conteúdo principal

A Festa de Lagoa de Dentro



Encravado na linha de divisão entre o Agreste Paraibano e a faixa litorânea, Lagoa de Dentro é um município de aproximadamente 106 km2 e tem uma população estimada em 7.500 habitantes de acordo com o último censo. A sede do município acolhe a maior parte dessa população. E é pelas ruas singelas de Lagoa de Dentro que se encontram os mais longos capítulos de sua história.
Na rua principal está a Igreja Matriz de São Sebastião que se transforma, no mês de janeiro, no palco da Tradicional Festa do Padroeiro. São dez dias intensos de louvor, agradecimento e pedidos a Deus pela intercessão do Glorioso Mártir. Num cultivo de mais de um século de história fortalecendo a fé do povo religioso lagoadentrense.
De mesmo nome acontece a festa profana, comemorando os festejos do padroeiro e marcando um encontro e reencontro de pessoas, visitantes e familiares que esperam o ano todo para neste período se juntarem em festa. Os(as) moradores(as), os visitantes das cidades vizinhas, os parentes e familiares que veem das diversas cidades do país para onde migraram em busca de melhor sobrevivência. Fato é que todos(as) têm no peito o sentimento de pertença que torna este povo acolhedor, simples e festivo.
A Festa de São Sebastião de Lagoa de Dentro tem um gostinho todo especial. Reza “o popular que quem por aqui passa e bebe da água da lagoa quer sempre voltar”. Lenda ou não, sabe-se que quem participa da festa um ano, no outro, volta, pois leva consigo a vontade de retornar.
Uma festa que cresce a cada ano. E passeia entre o profano e o religioso. E confunde o popular e o erudito. No primeiro dia dos festejos religiosos a aurora se levanta ao som dos fogos de artifícios e acompanha a Tradicional e disputada Procissão da Bandeira que sai da casa de um(a) fiel que, com sentimento de fé, agradece ao Mártir uma Graça alcançada. No período vespertino ecoa o aboio dos vaqueiros. Cavaleiros e amazonas se reúnem em cavalgada para elevar “a Glória aos céus”, seguindo a imagem do Santo que conduz a todos(as) num ato popular de fé.
Passeando pela Praça Central, 15 de Novembro é possível ver os parques de diversão que encanta crianças e adolescentes, as barracas coloridas que chamam a atenção dos(as) transeuntes, as comidas típicas e de fast food que exalam cheiro e desperta o paladar convidando a saboreá-las, as músicas dos mais variados gostos e audições.
E tudo leva ao palco principal: a Orla da Lagoa Francisco Soares, o ponto de encontro entre as ‘tribos’ que curtem a Cultura Popular dos violeiros com seus versos e poesia lembrando a saudosa poetisa Liete Nascimento, que virou patronesse do Palco Cultural depois de sua partida. Depois a poesia popular dá espaço ao Brega que embala os mais românticos e amantes da música brega, tão brasileira quanto os nordestinos. Em seguida o auge da profania é o mais nordestino de todos os ritmos, o forró. Seja o Forró Pé de Serra, o ‘Das Antigas’ ou forró eletrônico, fato é que ninguém fica parado ao som dos embalos nos festejos da Tradicional Festa de São Sebastião de Lagoa de Dentro que encerra com muita autoridade a sua majestade, o Santo. Num misto de fé, religiosidade popular, Ação de Graças, oferta de orações, sacrifícios, penitências, votos ... é assim que se pode definir com magnitude a Tradicional Procissão que reúne milhares de pessoas pelas principais ruas da cidade glorificando “Aquele que venceu a peste e a guerra”. Encerrando com show religioso.
E assim, quando a festa vai se aproximando dos últimos dias, já vai ficando o sentimento de saudades e vontade do ano seguinte chegar logo.
E essa mistura de religioso e profano faz com que Lagoa de Dentro seja um dos principais roteiros de férias dessa região do estado. E o nosso povo se torna protagonista dessa história que se escreve a cada ano. E compõem o livro de Memórias do cordial Povo Lagoadentrense.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fabiano Pedro, Gente Nossa!

            O dia 5 de outubro é uma data importante para o prefeito Fabiano Pedro da Silva , e aqui o Blog Lagoa de Dentro Espaço Eclético faz um registro da trajetória do jovem político que vem se destacando no estado Paraíba por sua atuação no Vale do Mamanguape e no Brejo Paraibano. No dia 05 de outubro de 1981, nasceu o ‘menino’ Fabiano Pedro da Silva. Filho do pedreiro Josmar Pedro da Silva e de Severina Pedro da Silva, servidora pública aposentada. Casado com a professora Érica Andrade de Paula da Silva com quem tem 2 filhos: Fabson Eliel e Fábia Eloísa e uma netinha, a princesa Maria Alice. Fabiano é licenciado em Filosofia e aluno do curso de Direito. É servidor público do quadro efetivo do município de Lagoa de Dentro. Estes cursos muito dizem de sua trajetória na vida pública. Foi eleito vereador nas eleições municipais de 2004, sendo empoçado em 01 de janeiro de 2005 e reeleito para um segundo mandato em 2008. A atuação legislativa lhe rendeu experiência e deu

Padre Raul Neto? Eis-me aqui!

“Eis-me aqui, Senhor!” Esse é sem dúvidas o lema daquelas pessoas que decidem deixar tudo para seguir o Senhor. Foi assim, que o município de Lagoa de Dentro assistiu a decisão do menino Raul Rodrigues da Costa Neto, conhecido pela comunidade católica lagoadentrense por Raul Neto ou ainda pelos mais próximos e que lhe viram crescer, por Raulzinho. Sempre dedicado a servir a Igreja, Raul Neto se destacava desde cedo por sua atuação e zelo pela casa do Pai. Tímido, educado, bom filho, neto e ótimo aluno, essas são algumas da qualidades que se observara nele. Filho de famílias tradicionais do município, Raul Rodrigues da Costa Neto nasceu no dia 29 de março de 1992. Filho do senhor Francisco Fernandes da Costa, funcionário público e da senhora Célia Regina da Costa, pedagoga. Com um histórico de parentes políticos, Raul Neto não pretendia seguir, por exemplo a carreira política de seus avós, Raul Rodrigues da Costa - de quem carrega o nome, e foi prefeito deste município por doi

Breve Biografia da Professora Maria Bernadete Adelaide

Os lagoadentrenses conhecem e reconhecem a importância que teve Bernadete Adelaide para a educação do município. No último dia 19 de dezembro foi inaugurada a tão sonhada escola que leva seu nome e, durante a solenidade foi apresentada uma breve biografia, a qual segue aqui, na íntegra para que  possa ficar registrado e para que mais pessoas possam conhecer melhor e entender a relevância que teve esta grande mulher para a educação de nosso município:        No dia 05 de maio de 1960, no Sítio Bom Jesus, município de Lagoa de Dentro nasceu a menina Maria Bernadete Adelaide. Filha da senhora Sinésia Batista Ribeiro e do senhor José Adelaide Sobrinho. Bernadete era a única mulher dos cinco filhos do casal.      Estudiosa, Bernadete formou-se em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba. Começou a lecionar bem jovem. No dia 01 de abril de 1978, iniciou sua carreira de professora no Colégio Nossa Senhora da Luz, em Guarabira. Depois foi professora da Escolinha Menino Jesus, d