Pular para o conteúdo principal

Os Desafios da Educação Brasileira


A educação brasileira tem passado, ao longo dos anos, por um extenso período de mudanças, de um modo geral. Mas ainda são muitos os obstáculos, os problemas e os desafios a serem enfrentados para que tenhamos uma educação de qualidade em nosso país.
Um dos grandes problemas enfrentados hoje na educação brasileira diz respeito à inclusão e diversidade. No Brasil, a educação inclusiva possui respaldo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/96), mas o que observamos na prática é o despreparo de um número significante de instituições educacionais para assistirem os alunos com necessidades educacionais especiais. A maioria das escolas não tem estrutura sequer para a locomoção de alunos cadeirantes, a exemplo  das rampas de acesso.
Em si tratando dos deficientes auditivos, o que se verifica é a ausência de métodos, de recursos didáticos, de equipamentos especiais e, principalmente, de profissionais especializados. Enfim, fala-se muito em inclusão dos portadores de necessidades especiais na escola regular, mas as escolas públicas brasileiras não têm ainda estrutura física, profissional, educacional e psicológica suficientes para lidar com esta realidade.
Os cursos de formação de professores preparam tais profissionais para trabalharem com uma clientela homogênea e ideal; social e culturalmente. No entanto, a realidade na qual o professor vai trabalhar difere daquele modelo homogêneo apresentado nas Universidades. O professor vai se deparar em sua realidade de sala de aula com uma diversidade enorme, quando na verdade ele não foi preparado para isso.
O Governo Federal por meio de diversos projetos tem tentado promover a inclusão dos recursos tecnológicos nas escolas públicas, no entanto, muitas escolas não têm estrutura física para dar continuação a esse processo, ou em outros casos, a falta de gestão pública de qualidade também deixa a desejar quanto a isso.
Assim como  acontece com as escolas despreparadas para receber os portadores de necessidades especiais, os professores também não foram preparados para trabalhar com os recursos tecnológicos, as mídias na educação. Há ainda, professores que sequer sabem utilizar um datashow em sala de aula, ou mesmo manusear um microcomputador.
O Governo Federal cria os programas, mas, não investe em recursos humanos para que se possa por em prática tais programas. Ou ainda, os municípios também não cumprem seu papel, não oferecendo a estrutura necessária, ou, por falta de gestão de qualidade, não efetivam as políticas de educação oriundas do Governo Federal, fazendo com que a comunidade escolar, que deveria ser beneficiada por tais programas seja prejudicada por má gestão dos recursos.
Programas como Brasil Alfabetizado e EJA, são de suma importância e tem ajudado muitos jovens e adultos a recuperarem o tempo em que, por diversos motivos não concluíram o Ensino Fundamental e/ou médio. Porém, efetivamente o número de alunos que realmente conseguem permanecer na escola e concluír com êxito os estudos é mínimo, e assim, não cumprem o  real objetivo, servindo, muitas vezes, como  eventuais "cabides de empregos".
A desmotivação dos professores também é um dos principais problemas da educação brasileira. Esta desmotivação se dá devido a vários fatores, entre eles, a má remuneração, que apesar dos avanços, com a implantação do Fundeb, ainda é insuficiente.
A criação dos Conselhos Escolares também é de suma importância para a gestão das escolas públicas. Mas é preciso que se invista em capacitação para tais conselheiros, para que sejam realmente representantes atuantes, críticos e que tenham conhecimento e preparo para lidar com os problemas e defenderem a comunidade escolar, a fim de promover melhorias efetivas nas escolas.
Esses são apenas alguns dos desafios a serem enfrentados para que se possa melhorar a Educação Básica em nosso país. Há muito a fazer e é preciso o empenho e o desejo de todos os atores envolvidos no processo educacional brasileiro para que se possa buscar melhorar cada vez mais e que seja contínuo esse processo de mudança, pois vivemos num mundo em constante transformação.

Liliane Soares


 Especialização em Gestão Pública Municipal UFPBVirtual
 Especialização em Psicopedagogia-FECR
Graduada em Letras pela UEPB
Funcionária Pública Municipal-PMLD


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Breve Biografia da Professora Maria Bernadete Adelaide

Os lagoadentrenses conhecem e reconhecem a importância que teve Bernadete Adelaide para a educação do município. No último dia 19 de dezembro foi inaugurada a tão sonhada escola que leva seu nome e, durante a solenidade foi apresentada uma breve biografia, a qual segue aqui, na íntegra para que  possa ficar registrado e para que mais pessoas possam conhecer melhor e entender a relevância que teve esta grande mulher para a educação de nosso município:        No dia 05 de maio de 1960, no Sítio Bom Jesus, município de Lagoa de Dentro nasceu a menina Maria Bernadete Adelaide. Filha da senhora Sinésia Batista Ribeiro e do senhor José Adelaide Sobrinho. Bernadete era a única mulher dos cinco filhos do casal.      Estudiosa, Bernadete formou-se em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba. Começou a lecionar bem jovem. No dia 01 de abril de 1978, iniciou sua carreira de professora no Colégio Nossa Senhora da Luz, em Guarabira. Depois foi professora da Escolinha Menino Jesus, d

Padre Raul Neto? Eis-me aqui!

“Eis-me aqui, Senhor!” Esse é sem dúvidas o lema daquelas pessoas que decidem deixar tudo para seguir o Senhor. Foi assim, que o município de Lagoa de Dentro assistiu a decisão do menino Raul Rodrigues da Costa Neto, conhecido pela comunidade católica lagoadentrense por Raul Neto ou ainda pelos mais próximos e que lhe viram crescer, por Raulzinho. Sempre dedicado a servir a Igreja, Raul Neto se destacava desde cedo por sua atuação e zelo pela casa do Pai. Tímido, educado, bom filho, neto e ótimo aluno, essas são algumas da qualidades que se observara nele. Filho de famílias tradicionais do município, Raul Rodrigues da Costa Neto nasceu no dia 29 de março de 1992. Filho do senhor Francisco Fernandes da Costa, funcionário público e da senhora Célia Regina da Costa, pedagoga. Com um histórico de parentes políticos, Raul Neto não pretendia seguir, por exemplo a carreira política de seus avós, Raul Rodrigues da Costa - de quem carrega o nome, e foi prefeito deste município por doi

Fabiano Pedro, Gente Nossa!

            O dia 5 de outubro é uma data importante para o prefeito Fabiano Pedro da Silva , e aqui o Blog Lagoa de Dentro Espaço Eclético faz um registro da trajetória do jovem político que vem se destacando no estado Paraíba por sua atuação no Vale do Mamanguape e no Brejo Paraibano. No dia 05 de outubro de 1981, nasceu o ‘menino’ Fabiano Pedro da Silva. Filho do pedreiro Josmar Pedro da Silva e de Severina Pedro da Silva, servidora pública aposentada. Casado com a professora Érica Andrade de Paula da Silva com quem tem 2 filhos: Fabson Eliel e Fábia Eloísa e uma netinha, a princesa Maria Alice. Fabiano é licenciado em Filosofia e aluno do curso de Direito. É servidor público do quadro efetivo do município de Lagoa de Dentro. Estes cursos muito dizem de sua trajetória na vida pública. Foi eleito vereador nas eleições municipais de 2004, sendo empoçado em 01 de janeiro de 2005 e reeleito para um segundo mandato em 2008. A atuação legislativa lhe rendeu experiência e deu