Neste dia 23 de setembro Lagoa de Dentro formou três turmas do curso de formação para professores em Libras – Língua Brasileira de Sinais – o curso foi iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que saiu na frente pondo em prática a inclusão dos alunos especiais do município. De início foram formadas três turmas, mas já estão abertas as inscrições para as novas turmas que iniciarão as aulas em outubro.
O objetivo é tornar os professores da rede municipal capazes de lidar com o aprendiz que apresenta surdez para que possam interagir com os demais sem sentir-se discriminado. Além dos professores e dos alunos, também passam pela formação os pais, familiares e toda equipe pedagógica da Secretaria da Educação.
O Secretário da Educação do município, o Professor Dióclecio de Brito destacou a importância da formação para os profissionais da educação, além de frisar a preocupação da secretaria em manter seu quadro de professores atualizados participando dos cursos oferecidos pelo MEC/FNDE com adesão do município. Por sua vez a Prefeita Constitucional a Ilmª Srª Sueli Madruga também enfocou o trabalho da secretaria e parabenizou as cursistas pelo empenho no curso e no trabalho junto a professora do curso, Ivonete Maria que, mostrou-se apaixonada pelo trabalho junto a seus alunos.
A Libras é uma linguagem essencial à sociedade atual, pois em pleno século XXI torna-se fundamental não só às escolas, mas à toda sociedade. Não deve-se ignorar pessoas surdas se elas são membros importantes dessa sociedade perante Deus e os homens.
“Línguas de Sinais não são mímicas e gestos utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias, compostas pelos níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico.”
É válida a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Lagoa de Dentro e que sirva de exemplo à outras prefeituras para tornar forte a luta por uma educação inclusiva nos municípios brasileiros.
Comentários