Era um domingo à tarde. Quando, geralmente vamos à missa. E eu estava lá, na missa, quando o Padre disse: - Cantemos o Ato Penitencial, o “piloto automático” disparou: Kyrie eleison. “Bingo”!!! E todos começaram a cantar: ♪Kyrie eleison, ♫ Kyrie eleison... Eu fiquei a indagar comigo mesma: - O que será que significa, afinal, Kyrie eleison? Bom, quando não sei o significado das coisas procuro encaixar no contexto, então imaginei que deveria ser algo bom, afinal só poderia ser algo bom, pois o padre pedia: - levante as mãos e clame! Todos levantavam as mãos, em oração.
Decidi que não poderia mais continuar indo à missa, cantar e orar com aquele canto sem saber o seu real significado. Então fui fazer minha pesquisa, recorri primeiramente ao Google, era o que estava mais acessível no momento. Primeiro descobri que estava escrevendo errado, tratei então de corrigir a escrita, e, enfim descobri o seu significado, Kyrie eleison, (em grego: Κύριε ελέησον, transl. Kýrie eléison, "Senhor, tende piedade") é uma oração da liturgia cristã. Fonte: Wikipédia. Já outro site apresenta a origem do termo de forma mais ampla: A Oração de Jesus se diz: Senhor Jesus Cristo, filho de Deus, tende piedade de mim, um pecador. Disponível em: http://www.sophia.bem-vindo.net/tiki-index.php?page=Kyrie+Eleison
Parece bem simples não é mesmo? Afinal, “Senhor, tende piedade de nós” é a forma usual em muitos cantos penitenciais.
Não satisfeita com a minha descoberta, passei a me perguntar: será que muitas pessoas também têm essa mesma dúvida? Desvendei também esse mistério. Em uma conversa informal com algumas pessoas, perguntei se sabiam o significado do termo Kyrie eleison. Apenas uma do total de quatro pessoas disse saber o que significava. Diante de mais essa constatação me veio mais uma premissa: Se nós temos estas dúvidas, o povo, a assembleia também tem. Isso me faz lembrar que em uma época da qual eu não fiz parte (ainda bem) o povo rezava, mas não conhecia o significado daquelas palavras, pois fazia isso em uma língua desconhecida para eles, o Latim.
Há muitas coisas na igreja, na liturgia, as quais não conhecemos, ou que o povo, a assembleia não é conhecedor. Isso não quer dizer que não possa ser repassado, de forma gradual, porém constante. Acredito que a catequese deve ser permanente. Devemos buscar conhecer mais e propagar esse conhecimento, pois assim estaremos esclarecendo dúvidas, abrindo caminhos, desvendando mistérios.
Liliane Soares
Comentários
MUITO BOA EXPLICAÇÃO ENCONTREI SEU POST JUSTAMENTE TENTANDO DESCOBRIR
TENDE PIEDADE SENHOR DE TODOS NOS E QUE A NOSSA MÃE NOS CUBRA COM SEU MANTO AMEM!!!!
Liliane