Um pouco da história do teatro
O teatro surgiu na Grécia Antiga, em forma de homenagens aos deuses, como Dionísio, deus do vinho. Quando as colheitas das uvas eram boas as pessoas faziam encenações, dançavam e cantavam em agradecimento ao deus Dionísio pela boa safra colhida. Assim, os gregos antigos foram transformando essas encenações em arte, criando os primeiros espaços, salas grandes, para que os atores pudessem caminhar livremente entre a platéia. Eram usadas máscaras, sobretudo de rostos de mulheres, pois só os homens atuavam na época. Era nesses espaços que os gregos divulgavam suas ideias, falavam de suas tragédias e alegrias, reforçavam a sua cultura mitológica, agradeciam aos vários deuses, como também era o lugar da crítica, onde muitos dos políticos gregos eram ridicularizados pelos atores. O teatro passou a ser o palco da ficção imitando o real.
O Dia Mundial do Teatro foi criado em 27 de setembro de 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris. Segundo Margarida Saraiva, da escola de teatro e cinema, de Portugal, um grupo de pessoas em uma pedreira, se reuniram nas proximidades de uma fogueira para se aquecer do frio. A fogueira fazia refletir a imagem das pessoas na parede, o que levou um rapaz a se levantar e fazer gestos engraçados que se refletiam em sombras. Um texto improvisado acompanhava as imagens, trazendo a ideia de personagens fracos, fortes, oprimidos, opressores, das mais variadas formas.
Lagoa de Dentro tem o Cia LD.
O grupo de teatro de Lagoa de Dentro (Cia L.D) surgiu em julho de 2011, por meio de um projeto da associação das mulheres aqui de nossa cidade. As aulas foram ministradas no colégio Ivan Bichara Sobreira, pelo ator e diretor de teatro Alberto Blak, Residente em João Pessoa. O grupo é composto por doze pessoas, a maioria estudante de escolas públicas deste município, outros já trabalham com o teatro amador- como é o meu caso- No grupo tive a oportunidade de aprender mais sobre esse universo fantástico. Em setembro de 2011 vivenciamos uma ótima experiência como atores/atrizes, ao apresentarmos a peça AIDS NÃO VOU PEGAR, do professor Alberto Blak, no pátio da Secretaria de Educação de João Pessoa para profissionais da saúde. Também fizemos uma apresentação no SENAC, para jovens estudantes e professores, a qual foi bastante aplaudida. No momento, as aulas de teatro estão interrompidas por falta de recursos financeiros, mais os alunos estão envolvidos em atividades teatrais da escola, outros estão se preparando para a encenação da Paixão de Cristo, uma tradição cultural deste município. Mesmo com as dificuldades o grupo tenta manter-se vivo.
O teatro não é apenas o lugar que se faz rir, chorar, é lugar onde se aprende controlar a insegurança, falar melhor em público, conhecer mais sobre nossa cultura e a cultura de outros povos de forma divertida. As aulas de teatro melhoram nosso convívio social e pessoal.
Se você tiver a oportunidade de fazer aulas de teatro ou até mesmo ir apreciar as peças não pense duas vezes, vá e verás o quanto esta cultura é interessante.
Cristiane Martins
Graduada em História pela UEPB
Campus III- Guarabira-PB.
Comentários