Entrevista com o professor, escritor e poeta Carlos Isaac Moreira
O professor Carlos Isaac Moreira, 45 anos, é filho naturalizado de João Pessoa, embora se considere filho de Itapororoca, pois lá viveu toda sua infância. Reside em Lagoa de Dentro há exatos 33 anos. Casado e pai de quatro filhos, professor na rede pública municipal e estadual em Lagoa de Dentro, além de lecionar na Faculdade Ceestne e Intepb. Isaac é uma figura bem conhecida em Lagoa de Dentro, bastante comunicativo, expressivo, fez e faz muitos amigos por onde passa. Amante da poesia, já escreveu um livro intitulado “Com a poesia na alma”, o qual pretende lançar brevemente, em uma noite de autógrafos. E é com ele que estreamos esta página de entrevistas em nosso blog.
LDEE: Dia 14 de março é o Dia Nacional da Poesia, Para você, qual é a importância dessa data?
ISAAC: Gostaria que fosse uma data mais divulgada, pois sua importância não está apenas ligada a esse dia, mas sim a representação dos poetas em nossas vidas.
LDEE:O que a poesia representa na sua vida?
ISAAC: Tudo! Costumo transformar tudo o que me rodeia em poesia. Pena que a poesia, algumas vezes, não consiga preencher o vazio de muitos dos que rodeamos.
LDEE:Quando e como foi o seu primeiro contato com esse gênero literário?
ISAAC: Foi quando ainda muito adolescente compus “Soneto de uma criança triste”, poema dedicado a minha irmã “Bel”, onde, disfarçadamente, colocava ali um pouco do meu modo de ver o mundo, e isso se misturava com a forma contagiante com que a família Moreira tem de encarar a vida. O poema me rendeu o primeiro prêmio de literatura na semana da cultura, no ano de 1983, na Escola Estadual de Ensino Fundamental “Getúlio Vargas”.
LDEE:Como é o seu relacionamento com a leitura?
ISAAC: Relaciono-me da forma mais completa possível. Sempre procuro encontrar tempo para ler ao menos um livro, quinzenalmente (Fato que ainda não me satisfaz plenamente).
LDEE:Isso ajuda na poesia?
ISAAC:Com certeza. Ler é descobrir algo novo a cada instante, não existe fonte maior de inspiração do que a própria leitura.
LDEE:Você tem um livro de poesias escrito. O que o levou a escrevê-lo?
ISAAC:A vontade de colocar pra fora o que estava intrínseco no meu ser e que não conseguia expor. Só a poesia possui essa magia.
LDEE:O que lhe inspira a escrever?
ISAAC: Os amores, a família, os amigos, o cotidiano... É algo difícil de explicar, depende de cada momento.
LDEE: As suas filhas também arriscam a "poetizar". O que isso representa pra você?
ISAAC: Não parei ainda para analisar a qualidade literária das poucas poesias que elas produziram, mas, só em terem conquistado os prêmios das Olimpíadas de Língua Portuguesa da Escola “Alfredo Chaves”, cada qual em uma categoria diferente, mostra que elas possuem estilo, se bem que independente disso, pra mim, elas escrevem as melhores poesias do mundo. (risos)
LDEE:O que você anseia como amante da poesia? E como escritor?
ISAAC: Que no futuro, após a tão merecida aposentadoria, eu possa encontrar mais facilidade para lançar um livro que trata da realidade dos meninos de rua da minha querida cidade Lagoa de Dentro. Já tenho o livro todo pronto em mente e em alguns arquivos, o titulo será “Poço sem Fundo”
LDEE:Qual o escritor que lhe serve de guia?
ISAAC: Tanto na dor como no amor, meus companheiros inseparáveis sempre foram Vinicius de Moraes e Augusto dos Anjos.
LDEE: Como você pretende fazer o lançamento do livro “Com a poesia na alma”?
ISAAC:Apesar de já está com os exemplares em casa, ainda não idealizei totalmente o projeto da noite de autógrafos, comentei o lançamento com o Professor Diógenes, grande amigo e também poeta e com a bela Laurenise, ambos se comprometeram a me ajudar no lançamento, que deve acontecer brevemente.
LDEE: Para encerrar nossa entrevista gostaria que você apresentasse aos nossos leitores uma de suas poesias, comemorando, assim, o Dia Nacional da Poesia.
ISAAC: Como o mês de Março é um mês que homenageia as mulheres, gostaria de dedicar a todas elas, versos de uma poesia que fiz também em sua homenagem.
Musa e eterna menina
Aos olhos dos que te amam...
... O mundo inteiro homenageia teu dia
E a ti louvamos com muita alegria
E agradecemos aos que te proclamam!”
Comentários
Carlos parabéns pelo excelente trabalho.
O seu livro ficou muito bom e sua entrevista só divulga um pouquinho do que está guardado nele.
Só temos agradecer, por esse prazer que nasceu em você,por expôr a poesia que nos leva a flutuar com tanta alegria.
Abraços !!