Pular para o conteúdo principal

A realidade da Estratégia Saúde da Família nos municípios do interior


               Considero muito boa a formulação das propostas para a Estratégia Saúde da Família, mas conhecida como os PSFs.  Entretanto, de acordo com os comentários que ouvimos com frequência, alguns profissionais não têm o perfil para essa função e não cumprem a potencialidade que seus papéis deveriam cumprir. Vale ressaltar que em muitos casos há boa vontade por parte dos profissionais, mas não contam com o apoio da gestão municipal. Esta, muitas vezes, não apoia trabalhos que não sejam o simples atendimento ambulatorial, deixando de fornecer estrutura de trabalho, desvalorizando as ações preventivas e de promoção à saúde.
                Outra realidade é a dificuldade de contratar profissionais médicos para atuar nos municípios do interior, pois em muitas cidades a intervenção política partidária constante prejudica o atendimento dos profissionais com o número de consultas excessivas, dificuldade no atendimento de pessoas que não são do mesmo grupo político, ou quando se procura marcar um exame ou consultas especializadas há uma demora significativa, escassez na oferta de medicamentos da Farmácia Básica, como também as dificuldades que os profissionais têm de encaminhar casos graves para a atenção terciária, etc.
                 Mas vale ressaltar que em meio a todas essas dificuldades  Estratégia Saúde da Família tem sido de grande relevância para a população. Acredito que houve um avanço, sim, nessa questão, mais ainda estamos longe desse modelo que é ESPETACULAR no papel. Os avanços são lentos, mas já podemos comemorar a redução da mortalidade infantil, ampliação do acesso às medidas de promoção e prevenção, garantia ao pré-natal, citológico, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, atendimento odontológico, entre outros serviços.
               Mesmo assim, observamos que a estratégia de trabalho do PSF em geral, tem esbarrado em algumas falhas, comprometendo a continuidade da Atenção. Apesar dos empecilhos, o programa continua caminhando no sentido de desenvolver ações no âmbito da atenção básica, através da prevenção e da intervenção sobre os fatores de riscos, visando melhores condições de vida e de saúde. A participação dos profissionais de saúde e dos gestores tem sido relevante, disponível a promover ações de beneficio à saúde e o bem estar da comunidade, além de melhorias na qualidade dos serviços prestados a população.
Eliane Santiago
Especialização em Saúde Pública pela FACISA


Comentários

Anônimo disse…
Obg Liliane Soares pelo espaço, espero ter contribuido para q as pesoas possam refletir um pouco mais sobre a Saúde Pública na nossa cidade e adjacencia.

Eliane Santiago
alguns segundos atrás · Curtir

Postagens mais visitadas deste blog

Breve Biografia da Professora Maria Bernadete Adelaide

Os lagoadentrenses conhecem e reconhecem a importância que teve Bernadete Adelaide para a educação do município. No último dia 19 de dezembro foi inaugurada a tão sonhada escola que leva seu nome e, durante a solenidade foi apresentada uma breve biografia, a qual segue aqui, na íntegra para que  possa ficar registrado e para que mais pessoas possam conhecer melhor e entender a relevância que teve esta grande mulher para a educação de nosso município:        No dia 05 de maio de 1960, no Sítio Bom Jesus, município de Lagoa de Dentro nasceu a menina Maria Bernadete Adelaide. Filha da senhora Sinésia Batista Ribeiro e do senhor José Adelaide Sobrinho. Bernadete era a única mulher dos cinco filhos do casal.      Estudiosa, Bernadete formou-se em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba. Começou a lecionar bem jovem. No dia 01 de abril de 1978, iniciou sua carreira de professora no Colégio Nossa Senhora da Luz, em Guarabira. Depois foi professora da Escolinha Menino Jesus, d

Padre Raul Neto? Eis-me aqui!

“Eis-me aqui, Senhor!” Esse é sem dúvidas o lema daquelas pessoas que decidem deixar tudo para seguir o Senhor. Foi assim, que o município de Lagoa de Dentro assistiu a decisão do menino Raul Rodrigues da Costa Neto, conhecido pela comunidade católica lagoadentrense por Raul Neto ou ainda pelos mais próximos e que lhe viram crescer, por Raulzinho. Sempre dedicado a servir a Igreja, Raul Neto se destacava desde cedo por sua atuação e zelo pela casa do Pai. Tímido, educado, bom filho, neto e ótimo aluno, essas são algumas da qualidades que se observara nele. Filho de famílias tradicionais do município, Raul Rodrigues da Costa Neto nasceu no dia 29 de março de 1992. Filho do senhor Francisco Fernandes da Costa, funcionário público e da senhora Célia Regina da Costa, pedagoga. Com um histórico de parentes políticos, Raul Neto não pretendia seguir, por exemplo a carreira política de seus avós, Raul Rodrigues da Costa - de quem carrega o nome, e foi prefeito deste município por doi

Fabiano Pedro, Gente Nossa!

            O dia 5 de outubro é uma data importante para o prefeito Fabiano Pedro da Silva , e aqui o Blog Lagoa de Dentro Espaço Eclético faz um registro da trajetória do jovem político que vem se destacando no estado Paraíba por sua atuação no Vale do Mamanguape e no Brejo Paraibano. No dia 05 de outubro de 1981, nasceu o ‘menino’ Fabiano Pedro da Silva. Filho do pedreiro Josmar Pedro da Silva e de Severina Pedro da Silva, servidora pública aposentada. Casado com a professora Érica Andrade de Paula da Silva com quem tem 2 filhos: Fabson Eliel e Fábia Eloísa e uma netinha, a princesa Maria Alice. Fabiano é licenciado em Filosofia e aluno do curso de Direito. É servidor público do quadro efetivo do município de Lagoa de Dentro. Estes cursos muito dizem de sua trajetória na vida pública. Foi eleito vereador nas eleições municipais de 2004, sendo empoçado em 01 de janeiro de 2005 e reeleito para um segundo mandato em 2008. A atuação legislativa lhe rendeu experiência e deu